Castas

Alfrocheiro - AFG Produtos Alimentares

Alfrocheiro

Presente em muitos dos vinhos, é considerada uma casta de elevada qualidade por vários enólogos. O cultivo desta casta Alfrocheiro é bastante fértil, produz vinhos de cor muito intensa e com aromas que recordam flores silvestres, amoras maduras e especiarias.

Aragonez - AFG Produtos Alimentares

Aragonez

A Aragonez é uma das castas mais conhecidas da Península Ibérica, sendo também conhecida por Tinta Roriz na região do Douro. Adapta-se muito bem a diferentes climas e solos. Esta casta dá origem a vinhos de elevado teor alcoólico, de baixa acidez e indicados para envelhecer, sendo muito resistentes à oxidação.

Baga - AFG Produtos Alimentares

Baga

É uma casta de elevada produção, com cachos de bagos pequenos e de maturação tardia. Em solos argilosos e com boa exposição solar, a Baga consegue amadurecer bem e produzir vinhos muito escuros, concentrados com aroma e que podem envelhecer em garrafa durante muitos anos. Em solos férteis, a maturação da casta é dificultada pela elevada produção de cachos, produzindo vinhos pouco alcoólicos e bastante ácidos.

Borraçal - AFG Produtos Alimentares

Borraçal

Os cachos desta casta são pequenos e de formato cónico. Os bagos são de tamanho médio, não uniformes e de cor negro-azulada. Os vinhos elaborados a partir da casta Borracal apresentam cor ruby e um elevado grau de acidez.

Castelão - AFG Produtos Alimentares

Castelão

A Castelão desenvolve-se melhor em climas quentes e solos arenosos e secos. Os vinhos produzidos pela Castelão são concentrados, aromáticos (framboesa e groselha) e com boas condições para envelhecer. A região da Península de Setúbal produz os melhores vinhos desta casta.

Espadeiro - AFG Produtos Alimentares

Espadeiro

Esta casta é muito produtiva e apresenta cachos de grande dimensão, compactos e constituídos por bagos médios e uniformes. Os vinhos produzidos com esta casta são acídulos e de cor rosada clara ou ruby muito aberta. Algumas adegas produzem vinho rosé a partir da casta Espadeiro.

Jaen - AFG Produtos Alimentares

Jaen

A Jaen, além de produzir muito, é também uma casta de maturação precoce. É bastante sensível ao míldio e à podridão. Os vinhos produzidos a partir da casta Jaen são, essencialmente, caracterizados pela sua cor intensa, baixa acidez e aromas intensos a frutos vermelhos.

Moreto - AFG Produtos Alimentares

Moreto

Esta casta apresenta cachos de tamanho pequeno e bagos de tamanho médio e arredondados. É uma casta bastante produtiva e de maturação tardia. Os vinhos produzidos com a casta Moreto são, normalmente, pouco encorpados e apresentam pouca cor.

Moscatel Galego Roxo - AFG Produtos Alimentares

Moscatel Galego Roxo

O aspecto desta casta é bastante diferente da casta Moscatel: os cachos e bagos são mais pequenos e apresentam uma cor rosada. Os vinhos desta casta apresentam um elevado grau de doçura, são muito aromáticos e de sabor persistente. A casta Moscatel Galego Roxo é uma das castas "primárias", por isso é determinante no aroma e paladar de um vinho.

Ramisco - AFG Produtos Alimentares

Ramisco

A casta Ramisco é de maturação tardia. Os cachos são médios e compactos constituídos por bagos pequenos e arredondados. Os vinhos têm uma gradação alcoólica relativamente baixa (por volta dos 11º), acidez elevada e taninos intensos. Porém, depois de envelhecerem em garrafa, tornam-se mais suaves e muito aromáticos.

Rufete - AFG Produtos Alimentares

Rufete

É uma casta produtiva com cachos e bagos de tamanho médio. Esta casta raramente produz vinhos de elevada qualidade, mas, se atingir o tempo de maturação ideal (fim de Outubro), produz vinhos encorpados e aromáticos, que podem permanecer muitos anos em garrafa.

Tinta Barroca - AFG Produtos Alimentares

Tinta Barroca

É uma casta produtiva e resistente a doenças e pragas. Tem uma maturação precoce e os seus bagos concentrados de açúcar originam vinhos com elevada concentração alcoólica. Os vinhos da casta Tinta Barroca são fáceis de beber e de taninos suaves.

Tinta Caiada - AFG Produtos Alimentares

Tinta Caiada

É no Alentejo que a casta Tinta Caiada tem produzido vinhos mais interessantes, devido ao clima quente e ao elevado número de horas de sol, para uma correcta maturação dos bagos. Estes vinhos têm cor intensa, boa acidez e aromas agradáveis a fruta madura e vegetais.

Tinta Negra - AFG Produtos Alimentares

Tinta Negra

Esta casta produz um vinho tinto muito doce e foi muito utilizada para produzir vinho da Madeira. Mas os produtores concluiram que apesar da qualidade desta casta, os vinhos generosos produzidos com Tinta Negra são inferiores aos elaborados a partir das castas Boal, Sercial e Malvasia.

Tinto Cão - AFG Produtos Alimentares

Tinto Cão

A Tinto Cão tem cachos pequenos e de maturação tardia. É muito resistente, suporta temperaturas muito elevadas. A casta Tinto Cão é frequentemente lotada com as castas Touriga Nacional, Aragonez. Produz vinhos carregados de cor e de aromas delicados e florais.

Touriga Franca - AFG Produtos Alimentares

Touriga Franca

A Touriga Franca tem produção regular ao longo do ano e é muito resistente . Os seus cachos são médios ou grandes, com bagos médios e arredondados. Os vinhos produzidos por esta casta têm uma cor intensa e são muito frutados. No Vinho do Porto, a Touriga Franca integra os lotes com a Tinta Roriz e a Touriga Nacional.

Touriga Nacional - AFG Produtos Alimentares

Touriga Nacional

É uma casta nobre e muito apreciada em Portugal. É uma casta de pouca produção: possui cachos abundantes, mas pequenos. Os bagos têm uma elevada concentração de açúcar, cor e aromas. Os vinhos produzidos ou misturados com a casta Touriga Nacional são bastante equilibrados, alcoólicos e com boa capacidade de envelhecimento.

Trincadeira - AFG Produtos Alimentares

Trincadeira

A Trincadeira (designada também por Tinta Amarela) é uma casta que apresenta cachos médios e compactos e bagos médios e arredondados. É sensível. Os vinhos produzidos são ricos em cor e aromas (especialmente frutados e vegetais), ligeiramente alcoólicos e com boas condições para o envelhecimento.

Vinhão - AFG Produtos Alimentares

Vinhão

A casta Vinhão é apreciada pelas suas qualidades corantes, pois origina vinhos de cor vermelha intensa e opacos à luz. Esta casta apresenta cachos de tamanho médio, compostos por bagos médios e uniformes de cor negro-azulada. Os vinhos produzidos com a casta Vinhão apresentam também elevada acidez .Essencialmente utilizada para conferir boa cor ao vinho.

Alvarinho - AFG Produtos Alimentares

Alvarinho

A casta Alvarinho é uma das mais notáveis castas brancas portuguesas. É uma casta de baixa produção. A casta Alvarinho produz vinhos muito aromáticos e com graduações alcoólicas elevadas e uma acidez muito equilibrada.

Antão Vaz - AFG Produtos Alimentares

Antão Vaz

A casta Antão Vaz é umas das castas mais importantes da zona do Alentejo, é bastante resistente à seca e às doenças. Os vinhos produzidos por esta casta são bastante aromáticos (predominam os aromas a frutos tropicais) e têm, geralmente, cor citrina.

Arinto - AFG Produtos Alimentares

Arinto

A Arinto na região dos Vinhos Verdes é conhecida por Pedernã. Esta casta é frequentemente utilizada na produção de vinhos de lote (mais do que uma casta) e também de vinho espumante. Produz vinhos de elevada acidez, cor citrina e marcadamente florais e frutados (quando jovens).

Avesso - AFG Produtos Alimentares

Avesso

Esta casta origina vinhos aromáticos, bastante saborosos e harmoniosos. As qualidades da casta Avesso são verdadeiramente apreciadas quando as condições de maturação permitem elaborar vinhos com, pelo menos, 11% de álcool.

Azal - AFG Produtos Alimentares

Azal

É uma casta muito produtiva, de maturação tardia e os seus bagos apresentam uma cor esverdeada mesmo no final de maturação. Os vinhos que possuem a casta Azal Branco na sua composição apresentam aromas frutados pouco intensos. São vinhos bastante acidulados.

Bical - AFG Produtos Alimentares

Bical

Esta casta é de maturação precoce, por isso os seus bagos conservam bastante acidez. É muito resistente à podridão, contudo particularmente sensível ao oídio. Os vinhos produzidos com esta casta são muito aromáticos, frescos e bem estruturados.

Cercial - AFG Produtos Alimentares

Cercial

As principais características das variedades da Cercial são a elevada produção e boa acidez. Esta casta produz o famoso vinho generoso Sercial da Madeira, um vinho seco que depois de envelhecer adquire características excepcionais.

Encruzado - AFG Produtos Alimentares

Encruzado

A casta Encruzado tem uma boa produção e é bastante equilibrada em açúcar e acidez. Os vinhos compostos por esta casta são muito aromáticos e de sabor acentuado. Apresentam uma longevidade fora do comum, uma vez que podem conservar-se em garrafa durante muitos anos.

Fernão Pires - AFG Produtos Alimentares

Fernão Pires

Esta casta possui um bom teor alcoólico e uma acidez baixa ou média, por isso os vinhos produzidos ou misturados com esta casta têm intensos aromas florais.

Fonte Cal - AFG Produtos Alimentares

Fonte Cal

Nos vinhos produzidos a partir desta casta dominam os aromas florais e frutados, a boa acidez e um sabor agradável e bem estruturado. Todavia, a casta Fonte Cal é mais utilizada como casta de lote, especialmente com a casta Arinto.

Gouveio - AFG Produtos Alimentares

Gouveio

Os vinhos produzidos com Gouveio apresentam um excelente equilíbrio entre acidez e açúcar, caracterizando-se pela sua elevada graduação, boa estrutura e aromas intensos. Além disso, são vinhos que possuem excelentes condições para envelhecimento em garrafa.

Loureiro - AFG Produtos Alimentares

Loureiro

A casta Loureiro produz vinhos de elevada acidez e com aromas florais e frutados muito acentuados. Apesar de produzir vinhos "monovarietais" (uma só casta) é frequentemente utilizada em vinhos de lote (mistura de castas), onde é normalmente combinada com as castas Trajadura e Arinto.

Malvasia - AFG Produtos Alimentares

Malvasia

É uma casta que não tolera temperaturas muito altas. A Malvasia Fina produz vinhos de acidez moderada e de aromas e sabores delicados e pouco complexos. Esta casta é de produção regular.

Moscatel - AFG Produtos Alimentares

Moscatel

Esta casta é imprescindível na elaboração do vinho generoso "Moscatel de Setúbal", contudo também é utilizada para enriquecer aromaticamente outros vinhos brancos da região, uma vez que é uma casta primária (marca o paladar e aroma dos vinhos).

Rado de Ovelha - AFG Produtos Alimentares

Rado de Ovelha

O vinho elaborado a partir desta casta é mais utilizado para produzir vinhos de lote. As principais qualidades da casta Rado de Ovelha nos vinhos são o alto teor alcoólico, boa longevidade e elevada acidez. Os vinhos Desta casta na sua apresentam aromas discretos, com notas florais, vegetais e até minerais.

Síria - AFG Produtos Alimentares

Síria

Os vinhos não tinham frescura, boa acidez e perdiam os aromas rapidamente. A Síria é uma casta muito produtiva de cachos e bagos pequenos. Os vinhos produzidos com esta casta são delicados, frescos e elegantes.

Terrantez - AFG Produtos Alimentares

Terrantez

Os cachos da Terrantez são pequenos, compactos e constituídos por bagos pequenos de cor verde-amarelada. Os vinhos produzidos pela Terrantez são bastante perfumados, encorpados e de sabor persistente. É uma casta muito sensivel e quase extinta por esse motivo.

Trajadura - AFG Produtos Alimentares

Trajadura

A casta Trajadura apresenta uma boa produção. Os vinhos da casta Trajadura apresentam aromas pouco intensos e normalmente, são um pouco desequilibrados. É comum lotar a casta Trajadura com a casta Loureiro ou, por vezes, com a Alvarinho (castas da mesma região e mais aromáticas), para dar um maior grau alcoólico e melhor equilíbrio aos vinhos.

Verdelho - AFG Produtos Alimentares

Verdelho

A casta Verdelho tem sido utilizada na produção de vinhos Australianos. Os vinhos produzidos com Verdelho são bastante aromáticos, equilibrados. Os vinhos da Madeira elaborados a partir da casta Verdelho são meio secos e de aromas delicados.

Viosinho - AFG Produtos Alimentares

Viosinho

A Viosinho produz vinhos bem estruturados, frescos e de aromas florais complexos. Normalmente são também alcoólicos e capazes de permanecer em garrafa durante alguns anos.